Salário digno para os profissionais de Enfermagem

Projeto de Lei 2573/2011, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem. Projeto de Lei 4924/2009, que fixa pisos salariais para Enfermeiros, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteiras. Altera Lei 7.498/86, que regulamenta o exercício da Enfermagem.

sábado, 5 de maio de 2012

Um projeto para a Enfermagem

Camaradas,

          Semana que vem começam as comemorações da "Semana de Enfermagem Brasileira". Apesar de todas as dificuldades que os profissionais vivenciam, de toda a falta de condições de trabalho a que somos submetidos, das más condições de vida e de saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras da nossa categoria, este ano teremos algumas coisas para comemorar.
          Como? Perguntam meus interlocutores.
          Explico:
          Diversas entidades e instituições estarão realizando eventos em comemoração ao dia do Enfermeiro (12/05) que é uma comemoração mundial em virtude de ser a data do nascimento de Florence Nightingale (12 de maio de 1820). Esta data foi instituída em 1938, por Getúlio Vargas, que assinou o decreto nº 2.956/38, instituindo o "Dia do Enfermeiro", porem é necessário ressaltar que o dia da Enfermeira no Brasil é comemorado no dia 10 de agosto e não na semana de enfermagem, a despeito de a maioria das atividades comemorativas ocorrerem no período da semana da Enfermagem, isto é, em maio.
          Além destas duas dadas já explicadas, o período de (12/05 a 20/05) é conhecido como "SEMANA DA ENFERMAGEM", embora trate-se de um período de 9 (nove) dias. Certamente estes profissionais merecem muito mais do que caberia em uma semana e isto deve ser o motivo desta anomalia em sua (nossa) semana.
          Muitas foram as mulheres e muitos foram os homens que contribuíram e que contribuem para o engrandecimento de nossa profissão. Embora o nome das mulheres seja mais comumente relacionados à esta profissão que é constituída eminentemente por mulheres. Especialmente aquelas que a história já se encarregou de reservar um espaço, como é o caso de Florence Nightingale e Anna Justiniana Ferreira Nery (Anna Nery), que determinam o início e o fim da semana de enfermagem, que compreende a data do aniversário do nascimento de Florence e da morte de Anna Nery.
          Apesar de já termos contado com diversas e ilustres Enfermeiras na política. Uma inclusive chegou a ser candidata à senadora, em geral estas nunca se apresentaram como tal e não possuíam um projeto que, de fato e de direito, exprimisse os desejos, os anseios da nossa categoria. Isto começou a mudar com a eleição de algumas Enfermeiras no último pleito eleitoral nacional, que determinou a eleição de duas Enfermeiras para a Assembléia Legislativa Federal e dezenas de Enfermeiras para as Assembleias Estaduais.
Aqui no Rio de Janeiro elegemos a camarada "Enfermeira Rejane", perceba que seu nome parlamentar possui a expressão de sua profissão, o que ela diz ser motivo de muito orgulho.
          A nova realidade se dá em um momento histórico para a nossa profissão. Um momento de coesão e de soma de forças. Muitas das instituições representativas de nossa categoria têm trabalhado de forma coordenada em favor das grandes frentes de batalha e de nossas lutas e quem apontar em direção contrária provavelmente será aniquilado pela própria categoria que não quer mais o fracionamento fragilizador de outrora.
          Mas não podemos imaginar que apenas isto seja suficiente para resolver os muitos problemas que compõem o panorama atual. Afinal, nenhuma entidade ou indivíduo pode, sozinho, representar a força que nossa profissão possui. Tão pouco pode enfrentar as forças que se opõem aos interesses de nossa categoria. Por isso é necessário que estejamos buscando construir instituições com o máximo de força em sua representação, escolhendo representantes que possuam projetos que expressem nossos interesses.
          O limite de nossas conquistas é construído com a intensidade de nossas lutas. Não podemos deixar de pensar em formas de tirar nossos camaradas auxiliares, técnicos de enfermagem e Enfermeiros e Enfermeiras de trás dos balcões e das mesas das entidades de saúde e de ensino e levá-los para as ruas. Mostrando nosso compromisso e nossa vontade de fazer uma enfermagem mais politizada, mais lutadora e melhor representada. Com uma bancada parlamentar a altura de nosso tamanho e importância. Que abarque as esferas federal, estadual e municipal.
          A tarefa está dada. O compromisso é nosso, assim como a responsabilidade de alcançar a meta o mais rapidamente possível. Temos que olhar para o futuro tendo em mente que os erros do passado jamais voltem a ser vividos. Porque muitos foram os que pagaram com a vida pela independência de nossa profissão. Temos que construir um futuro melhor, com mais organização e mais força em nossas instituições representativas que devem ser dirigidas por pessoas com ética e responsabilidade.
          Pense bem. Não é por acaso que 13 de maio (dia da libertação dos escravos) fica dentro da semana de enfermagem. Você tem dúvida disso?
          Participe mais das atividades em defesa da nossa categoria. Escolha sua bandeira, faça valer seu poder. Não deixe que ninguém decida por você. Seja autor de sua história. Construa um futuro melhor para você, para seus amigos e para a sua profissão. Assim você constrói uma sociedade sem exploradores e sem explorados.
          Não assine um cheque em branco. Não permita que outras pessoas façam sua representação sem questionamento. Busque uma entidade, cobre, colabore, participe.
          Nossa profissão se torna mais poderosa quando mais profissionais se tornam capazes de questionar e de participar dos grandes debates, das grandes mobilizações e da grandes lutas.

Viva a Enfermagem do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Proprietário deste blog informa que as postagens de comentários são identificadas, cabendo ao autor dos mesmos a responsabilidade pelo teor de seus comentários.
Grato por sua participação.

Acompanhe por e-mail

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje

Atalho do Facebook Enfermagem 30 horas hoje